segunda-feira, dezembro 11, 2006

Como o software livre pode ser usado em casos urgentes, críticos e que necessitam de qualidade? Este meu post mostra um caso em que isto ocorreu (comigo por sinal).

Uma amiga minha, a Ligia, que está se formando num curso chamado "Teatro, arte e educação" (ou algo assim), trabalha num berçário-escola como professora de informática e dança. Este ano, nós começamos a fazer um curso de danças populares brasileiras em São Paulo, onde aprendemos danças como o Coco, o Maracatú, Cavalo-Marinho, Frevo, Jongo, etc. Creio que por este e outros motivos que desconheço, ela "pegou" o espetáculo de fim de ano da escola para produzir e dirigir.
A proposta do espetáculo foi justamente "Danças Brasilieiras". O pai dela (Luiz Algarra) ajudou a criar o texto da peça.
E durante 2 meses mais ou menos, a Ligia ensinou a criançada a dançar pra valer! Eis que chega a semana da apresentação e algumas coisas faltando. Uma delas era o audio da apresentação.

O pessoal conseguiu gravar o audio uns 2 dias antes da aprensentação e a edição do audio só ficou pronta 1 dia antes da aprensentação e, com isso, só foi possível ensaiar com a criançada no ensaio geral, no dia da apresentação.

Eu fui pro teatro junto com o Luiz (pai da Ligia) que estava ajudando na produção da peça e com o Lourenzo que, assim como eu, trabalha com o Luiz.

Assistimos o ensaio geral e surgiram 3 problemas. O primeiro era que as crianças estavam dançando um folguedo chamado Cavalo-Marinho e o ritmo estava muito acelerado para elas. O segundo era que haviam muitas crianças para dançar frevo e, quando a música acaba, ainda haviam crianças para dançar. O terceiro, é que havia um trecho do audio que deveria ser anulado, pois naquela hora os atores iriam falar.

E como resolver tudo isso em 3 horas no máximo? A resposta é Audacity.

Me ofereci para ajudar o Luiz e começamos o trabalho. Ele estava com o notebook dele, equipado com o Slackware 11 e o Kubuntu 6.10.

Abri o audacity e a primeira coisa que fiz foi aumentar o tempo de frevo. Muito simples. Selecionei o trecho que queria multiplicar, que dava mais ou menos um minuto e meio, e colei num lugar que dava uma certa emenda. Após alguns ajustes apagando o excesso da emenda cheguei em algo ótimo. Não parecia de jeito nenhum que aquele trecho havia sido multiplicado.

Depois tive que diminuir a velocidade do Cavalo-Marinho, só pra facilitar pra criançada.
Selecionei o trecho e usei a ferramenta "Alterar Tempo" do menu "Efeitos", tirando 5% da velocidade (imagem ao lado).


Finalmente, retirei o trecho do audio onde os atores iriam falar e inseri um silêncio: Selecionei o trecho, fui no menu Inserir -> Silence (Não estava traduzido na minha versão).

Salvei, exportei como OGG e apresentamos a peça para um platéia de 300 pessoas + ou - (eu acho). Deu tudo certo... as crianças dançando, o figurino, as cortinas, e inclusive o audio!

Resultado disso tudo?
Softwares livres batem um bolão e não servem apenas para quebrar galhos. Pelo menos no que diz respeito a tratamento de audio, tenho obtido ótimos resultados.

É isso.

Um comentário:

Luiz Algarra disse...

Olá!

É tudo verdade. O espetáculo Danças da Nossa Gente aconteceu e foi um sucesso de crítica e público. De algum jeito que só a cultura popular brasileira explica, o projeto transcendeu a dimensão de um espetáculo de fim-de-ano-de-colégio e decolou com uma explosão de energia. As fotos do making-off com as gravações do áudio e as imagens utilizadas nas projeções dos cenários virtuais do espetáculo podem ser vistas em http://picasaweb.google.com/luiz.algarra/DanAsDaNossaGente

E mais uma coisa! Muito obrigado Ronaldo. Continue sendo essa pessoa de prosperidade e abundância que você é.